Um simples aspecto mental que está destruindo os seus resultados
Como escapar da armadilha da racionalização?
Qualquer pessoa que queira mudar o corpo para melhor, aprende (ou eventualmente vai ter que aprender) que o lado mental da musculação tem grande influencia nos resultados. Não importa se você tem acesso ao melhor treino, dieta, suplementos, especialistas, alimentos, academia, etc… se o psicológico não estiver no lugar certo, você não vai mudar. E o principal aspecto mental que pode causar isto são as racionalizações.
Racionalização (na psicologia) é basicamente o processo de criar explicações aparentemente racionais para os nossos comportamentos fazendo parecer que o que fazemos é o certo, quando geralmente não é.
Basicamente, racionalização é criar desculpas tão boas que nós mesmos acreditamos.
Para você ver como isso funciona, quando não racionalizamos, as coisas em nossas vidas acontecem assim:
Analise realista/concreta/objetiva do que precisamos fazer -> decisão -> nosso comportamento
Por exemplo: pra gerar hipertrofia, você precisa comer pelo menos 2 gramas de proteína por kg de peso corporal (analise realista). Então você decide que vai comer mais proteína (decisão) e começa a fazer isso todos os dias (comportamento).
Esta é a linha de pensamento correta pra fazer qualquer coisa. Já uma pessoa que racionaliza, apesar de saber o que realmente precisa fazer, tenta justificar que isso está errado com uma explicação aparentemente lógica para conseguir fugir da tarefa em mãos.
Um exemplo: você sabe que precisa treinar, mas hoje você está com preguiça de ir pra academia, então pensa que é melhor tirar o dia para descansar mais e compensar amanhã.
Isto é uma baita racionalização pra poder matar o treino e achar que ainda está certo (quando claramente está errado e sendo preguiçoso).
Outros exemplos comuns:
Matar o treino de pernas porque não gosta de treinar esse grupo muscular, mas justificar que jogar futebol e pedalar já é o suficiente pra trabalhar membros inferiores;
Largar a dieta no fim de semana por preguiça e se convencer que é porque “você merece, já que fez tudo certo durante a semana”;
Comer descontroladamente e sem nenhum plano por não conseguir seguir dieta, mas se convencer que precisa comer tudo o que ver pela frente pra conseguir crescer.
Fugir de exercícios como agachamento e terra por conta da dificuldade, mas se convencer que deve deixá-los de lado porque fazem mal à coluna e articulações do joelho (mesmo sendo uma pessoa totalmente saudável).
Poderíamos fazer um artigo inteiro só com desculpas, mas você já deve ter entendido como a racionalização funciona – criamos desculpas aparentemente lógicas para escapar de algo que não queremos fazer por outras razões (geralmente por preguiça e falta de disciplina).
Como escapar da armadilha da racionalização?
Felizmente, racionalização é algo que podemos controlar. Existem ações simples para nos policiar quando estivermos racionalizando e também para impedir que isso aconteça em primeiro lugar.
O primeiro passo já foi dado, que é aprender o que é a racionalização e que essas desculpas óbvias não estão enganando ninguém a não ser você mesmo.
O segundo passo é policiar o próprio pensamento e perceber que você está fazendo análises subjetivas para tomar decisões. Para cortar o círculo vicioso, precisamos fazer análises objetivas/concretas do que é o certo a ser feito. No fundo todo mundo sabe o que é o certo, mas prefere fazer o que acha que é o certo.
Em suma, você analisa realisticamente o que precisa fazer e então faz, sem desculpas ? Ou você adia as coisas ou tenta se esquivar do que realmente é preciso ser feito e então cria explicações “lógicas” pra justificar esse comportamento?
Pense nisso antes de tomar qualquer decisão e você escapará de todas as racionalizações tendo mais resultados no treino e em qualquer área da vida.
BONS TREINOS!